Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre PRAZO DE VALIDADE, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

domingo, 4 de setembro de 2011

Prazo de validade de produtos cosméticos



Esmalte: O esmalte tem vida útil de um ano com a conservação adequada. Depois de cerca de nove meses a cor começa a mudar ou se separar. É aí que você deve parar de usar e comprar um novo.

Máscara: Não continue usando o produto nos cílios após três meses. Quando a máscara seca ou fica grudenta, vira um ótimo meio para bactérias e foco de problemas nos olhos, como coceira e alergia. Também não pense em lavar o pincel e reutilizá-lo.

Protetor solar: Apesar da data de validade no rótulo, é bom parar de usar o protetor solar após um ano depois de aberto. Mas fique de olho! Se ele estiver com aspecto estranho, o creme estiver se separando, perder cor ou mudar de cheiro, não use.

Creme facial: Um ano é o tempo de vida útil de um creme facial. Os dedos podem levar bactérias para o creme que fica em um potinho, então deixe de usá-lo de seis a nove meses depois de aberto. Em embalagens em que o creme não fica em contato com os dedos, um ano. Feche bem a embalagem, caso contrário, eles se tornam mais concentrados e podem causar irritação.

Perfume: Depois de aberto, um perfume dura, em média, dois anos. Cada jato do líquido faz com que mais ar entre no frasco, o que causa oxidação e, inclusive, muda o perfume. Embora ainda dê para usá-lo.

Disponível em: http://msn.bolsademulher.com/beleza/prazo-de-validade-dos-cosmeticos_galeria-108206.html?foto=1

2 comentários:

SarahR disse...

Muito importante essa postagem. Pois a contaminação de produtos cosméticos e a limpeza dos mesmos normalmente é deixada de lado. A limpeza de pincéis e a contaminação, por exemplo como foi cidado de rímel podem causas vários problemas como conjuntivite e alergias.

Unknown disse...

O prazo de validade de qualquer produto que entre em contato com o nosso corpo, seja internamente ou externamente, é de extrema importância. Mais do que uma simples data, é a garantia de que a empresa produtora realizou todos os testes exigidos pela empresa reguladora (Anvisa, nesse caso) e constatou que o produto é estável, em condições normais de temperatura e pressão por X anos.
Além dele ser estável, a empresa deve assegurar que o produto não oferece riscos à saúde (e se oferecer, citar isso claramente em seu rótulo), realizando assim testes de segurança e de irritabilidade cutânea, garantindo que mesmo dentro do prazo de validade, o produto é seguro para consumo.

Érika de Oliveira Fernandes - DRE 111334625